Meu peso

sábado, 22 de maio de 2010

AMIGOS DA DIETA



Par receber diariamente um cardápio balanceado e iniciar sua reeducação alimentar, assine o Bem Leve e tenha dicas nutricionais online à sua disposição.


Já virou hábito para muita gente trocar alimentos tradicionais por versões com redução de calorias, açúcares ou gorduras. Mas essa comodidade moderna pode afetar o bolso e a saúde se os produtos não forem devidamente comparados. O consumo excessivo de diet e light também é um erro comum.

Seja sincera: quantas vezes você já leu integralmente a tabela nutricional de uma embalagem? E nas vezes que você leu, conseguiu compreender plenamente as informações? Quando não entendeu, informou-se a respeito ou deixou para lá? Essas perguntas podem parecer bobas, mas fique atenta a elas.

Parece melhor, à primeira vista, tomar um copo de refrigerante diet do que um copo de suco de laranja. Afinal, o suco sem açúcar tem 182 calorias contra zero calorias do refrigerante. Só que para a saúde, o suco de polpa de fruta é muito mais benéfico já que possui vitaminas e sais minerais. 'Em contrapartida, o refrigerante pode causar insônia, gastrite e não são recomendados para hipertensos, pois contêm mais sódio. Isso só para citar alguns problemas', alerta Luana Stoduto, colaboradora do Bem Leve.

Os alimentos light têm menor quantidade de algum ingrediente em comparação ao produto tradicional, mas isso não quer dizer que eles sejam benéficos para a saúde. Quando não existiam ainda alimentos diet, light e afins, as pessoas eram consideradas até mais saudáveis do que hoje em dia. O segredo está no prato: o consumo de produtos naturais, refeições mais balanceadas e menos oferta de produtos industrializados.

Sabor e saúde à mesa

Fibras naturais
Alimentos ricos em água e fibras ajudam a eliminar toxinas e evitam a retenção de líquidos que fazem a pressão arterial subir e causam inchaços. Melancia, melão e alface são bons exemplos.

Integrais
Os alimentos integrais possuem muitas fibras o que prolonga a sensação de saciedade e freia a compulsão por doces que atinge principalmente as mulheres. Arroz, pães, massas e biscoitos integrais são alimentos que têm este poder. Verduras verde-escuras, legumes e verduras em geral também são ricos em fibras.

Laticínios
Leite e derivados são ricos em cálcio o que ameniza as cólicas menstruais, além de proporcionar sensação de bem-estar por possuirem tripofano, aminoácido precursor da serotonina. Prefira queijos magros como ricota e minas light. Atenção aos iogurtes que ajudam a regular a flora intestinal: o consumo é limitado a um por dia. Economize calorias consumindo requeijão com 0% de gordura em substituição à versão normal: ele possui três vezes menos calorias.

Gorduras do bem
A ingestão de alimentos que possuam gorduras boas ajuda a regularizar o organismo e a retomar o equilíbrio hormonal do corpo. Nozes, atum, sardinha, sementes de linhaça e castanha-do-pará são alguns destes alimentos, que são fontes de ácidos graxos ômegas 3 e 6.

Barras de cereal
São ideais para o lanche da manhã ou da tarde, acompanhadas de um suco, chá ou mesmo água. Esse cuidado evita a prisão de ventre, já que elas são ricas em fibras, mas pobres em água.

10 comentários:

Diário de uma Baleia!!!! 22 de maio de 2010 às 17:06  

pode parecer estranho mais eu leio as tabelas e as compreendo, por exemplo se vc me oferecer o suco de laranja ou o refri zer eu optaria pelo suco, mas se me oferecer um refri normais e um zero fico com o normal...
a taxa de sódio nos refri zero são muito altas, e esse sódio se não controlado pode ao longo do tempo desemcandear um hipertensão...antes calorias do que sódio em grande quantidade...



bjoooooooooooooooooooooooooooooo

Amy 22 de maio de 2010 às 20:04  

ola te encontrei agora nossa parabens pela tua força, ja to te segundo viu amei teu blog e tuas postagens tao cheias de informação amei xerinho no coração

Anónimo 22 de maio de 2010 às 20:08  

Querida amiga linda!
vim te agradecer por todo seu carinho comigo!
Obrigado!
òtimo findy!
BjO

Déia Rabelo 22 de maio de 2010 às 21:01  

Oi!!!
ótimas dicas,eu não compro nada light nem diet porque sei que depois não vou fazer isso pra sempre então procuro diminuir a quantidade mesmo um bom exemplo é meu café que eu fazia muito doce hoje já consigo tomar mais amarguinho e quando como geléia que adoro dai não adoço o café.
e assim vou indo não sei se estou certa mas até que está dando resultado.
Bom sabado
beijinhossss

Mudando o Rumo da Vida 22 de maio de 2010 às 21:34  

Amiga, mudar a alimentação, investir em qualidade de vida em saúde não tem preço.
Vale muito, vale nossa alegria, nossa felicidade.

Luma 24 de maio de 2010 às 01:28  

Queria agradecer por passar no meu cantinho e me apoiar.
Tbem dar os parabéns!!!!
Guerreira da semana.
Bjs

Gisele Rosa 24 de maio de 2010 às 02:02  

OI MIGA,TO TENTANDO LARGAR DE TOMAR REFRI...DURANTE A SEMANA EVITO AO MAXIMO,MAS AOS SÁBADOS E DOMINGOS...A COISA CONTINUA...PRECISO PARAR!!!!
BEIJOSSSS.........

Natalie Angel Jolie 24 de maio de 2010 às 02:29  

Oi Andréia... Concordo com esse texto... essa coisa de comprar mil coisas light diet fica caro e muitas vezes não vale a pena... O que vale é comer de forma balanceada e nutritiva... Eu entendo um pouco da tabela e tbm levo isso em consideração quando vou fazer minhas compras... Deia, bjus pra vc, uma semana maravilhosa tah! Bjokas!

Simone Domingues 25 de maio de 2010 às 17:23  

oii minha irmã querida,

tudo bem?? como vc está indo? estou com saudades de vc.
amiga continue firme e forte
beijossssss

Marta Eunice 25 de maio de 2010 às 19:26  

adorei o post vou te seguir!