Meu peso

sexta-feira, 7 de maio de 2010

CHÁ VERDE


Instalou-se a polémica rsrsrsrsrsrsr, o ke é bom porke tiramos todas as nossas dúvidas em relação ao chá verde, mas esclareço ke não bebo à noite, e como já havia dito nunca me provocou maus estares, mas irei tentar moderar.

A minha kerida amiga Priscila enviou-me a seguinte matéria sobre o referido chá, e entendi a sua msg amiga, agradeço muito o seu cuidado.


CHÁ VERDE



Por Isabelle Lindote

Todo ano os cientistas descobrem novas propriedades em alimentos que antes não eram levados tão a sério. Vilões da boa forma ontem podem virar aliados da vida saudável amanhã, claro que em quantidade limitada. Café, abacate, ovo e chocolate já passaram por pesquisas que encontraram efeitos positivos para o organismo. Por isso, quando, há cerca de dois anos, o chá verde surgiu como o novo queridinho da dieta, muita gente aderiu sem pensar. Mas você sabe tudo que essa plantinha pode fazer por você?

Apesar de tudo que já foi dito, ainda pairam muitas dúvidas no ar. Afinal, tudo na vida tem prós e contras, não é mesmo? Poucas pessoas sabem que o chá verde possui cafeína, que em excesso pode provocar dores de cabeça, distúrbios do sono e hipersensibilidade. Por isso, saber o quanto tomar, em quais momentos do dia e de que maneira é essencial para a saúde.

Para esclarecer mais sobre o assunto, entrevistamos duas especialistas em nutrição, Raquel Maia Chaves e Thais Siqueira de Moraes, sócias-proprietárias da Dhamma Consultoria em Alimentação.

1) Quais são os benefícios do chá verde para a saúde?
O chá verde é rico em catequinas, um tipo de flavonóide com propriedades antioxidantes. Elas são “seqüestradoras” de radicais livres, substâncias prejudiciais ao organismo. Uma pesquisa realizada na Universidade de Tohoku (Japão) mostra que a erva é eficaz na prevenção de doenças cardiovasculares e de determinados tipos de câncer. Seus compostos fortalecem as artérias, diminuem as taxas de colesterol ruim e bloqueiam o acúmulo de gordura na parede dos vasos sanguíneos.

2) Qual é a quantidade ideal a ser consumida por dia (em xícaras de chá)?
Ainda não existe um consenso sobre o assunto. Especialistas em fitoterapia apontam que quem bebe cinco xícaras por dia tem 16% menos chance de desenvolver doenças cardíacas. Há uma corrente que defende a ingestão diária de um litro de chá verde (seis ou sete xícaras) para obter o mesmo efeito e ainda prevenir o câncer. Essa dose é limite e não deve ser ultrapassada, pois o excesso pode causar efeitos colaterais, como insônia e manchas nos dentes.

3) É verdade que não é bom beber chá verde após às 17h? Por quê?
Os chás tipo mate, preto e verde são bebidas estimulantes, por isso devem ser evitados no período da noite.

4) Há contra-indicações quanto ao consumo?
Assim como qualquer outro alimento que possua cafeína, o chá verde deve ser evitado por pessoas hipertensas, agitadas ou com problemas cardíacos.

5) A versão em cápsulas pode ser consumida sem ordem médica?
A cápsula é uma boa opção para quem não tolera o sabor do chá, pois conserva todas as suas propriedades antioxidantes. A quantidade ideal de consumo é 500 mg, de uma a três vezes por dia. Mesmo tratando-se de um produto natural, essa versão deve ser consumida com orientação médica. As cápsulas são contra-indicadas para gestantes, mulheres que estejam amamentando e pessoas com disfunções na tireóide, insônia ou que façam uso de anticoagulantes.

6) Há problema em consumir chá verde misturado com outros sabores?
Essa tática é válida para deixar o chá verde mais gostoso e não altera suas propriedades terapêuticas. Combiná-lo com outras ervas, como cidreira, hortelã e erva-doce é uma boa opção. Outra alternativa é misturar cascas de frutas à bebida pronta, como abacaxi, manga ou maçã,

7) É melhor beber chá verde quente ou gelado?
Não faz diferença, a questão principal é prepará-lo da maneira correta. Ponha água para ferver e, assim que surgirem as primeiras bolhas de ar, apague o fogo. Acrescente a erva e abafe por 2 ou 3 minutos. Depois é só coar e tomar. O ideal é usar duas colheres de sopa para um litro de água, mas comece com apenas uma colher até se acostumar com o sabor do chá.

Receita com chá verde gelado: Suco de abacaxi, hortelã e chá verde:

Ingredientes:
1/2 abacaxi picado em cubos
1 litro de chá verde gelado
1 xícara de açúcar mascavo
10 folhas de hortelã

Modo de preparo:
Bata tudo no liquidificador, coe e sirva com cubos de gelo.

2 comentários:

Esquadrão Con tra Gordura (Sisi) 7 de maio de 2010 às 20:06  

Olá Andreia,tbm minha linda..olha obgda pelo carinho no meu blog..qdo faço chá verde costumo colocar a casca do ananás(bem lavada),junto com a água no microndas(isso qdo ñ compro ele já com alguma mistura)fica menos amargo,ms tomo pouco,ñ gosto mt d chá em geral,linda mta força na RA e estamos juntas nessa luta pelo emagrecimento,já estou t seguindo,bjinhos..

Diário de uma Baleia!!!! 7 de maio de 2010 às 20:43  

OI ANDREIA ...TO TE SEGUINDO AMEI TEU BLOG... A SIMONE TAMBEM É UMA DAS MINHAS INSPIRAÇÕES, ASSIM COMO TODAS AS OUTRAS BLOGUEIRAS QUE SIGO E RECOMENDO...



BJOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO